segunda-feira, 26 de novembro de 2007

CERRADO


Cerrado

Cerrado é um bioma que ocupa cerca de 22% do território nacional, abrangendo os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, partes menores em São Paulo, Paraná, Maranhão, Piauí e pequenas manchas no Amazonas, Roraima, Paraná e Rondônia.
A fisionomia característica desta região é constituída por arvores e arbustos tortuosos, geralmente espaçados e que tem entre 3 e 10m de altura.
As árvores e arbustos apresentam também troncos de cortiça espessa e folhas coriáceas. Quanto ao clima pode-se dizer que é tropical, com precipitações anuais acima de 1000mm. Há no cerrado duas estações climáticas distintas: inverno seco, apresentando elevada deficiência de água (maio - setembro) e verão chuvoso onde ocorre aproximadamente 90% da precipitação anual (outubro - março).
O solo do cerrado em geral é antigo, intemperizado, ácido, profundo e possui alta concentração de alumínio que causa toxidez às plantas, inibindo o seu crescimento e levando-o a apresentar semelhanças com a caatinga. Sendo assim devemos associar a fisionomia semi-árida da vegetação do cerrado não à deficiência de água - uma vez que suas raízes chegam à 18m de comprimento para alcançar o lençol freático e suprir a necessidade hídrica durante a estação seca - mas sim ao solo, que não possui os nutrientes necessários à síntese de proteínas.

Um comentário:

Claudinei Athaide disse...

Eu Fiama, gostei muito de realizar o trabalho sobre o cerrado.
Foi muito interessante,pois é sempre bom saber um pouco mais Sobre a vegetação Brasileira.
Fiama