sexta-feira, 19 de junho de 2009

A EUROPA


A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.

Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob o ponto de vista geográfico, a Europa é uma grande península da massa continental asiática (Eurásia), conforme já foi dito. Tradicionalmente, a divisão entre dois continentes é considerada coincidente com os montes Urais, que cortam a Rússia de norte a sul, e com o rio Ural, que deságua no mar Cáspio. Ao sul, a divisão é assinada convencionalmente pelas montanhas do Cáucaso e pelo mar Negro, incluindo os estreitos de Bósforo e Dardanelos. Sob esta denominação, possui uma área de 10.360.000 km2, pouco maior que o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo. O continente europeu está separado da África pelo mar Mediterrâneo e pelo estreito de Gibraltar. Muitas extensões da costa irregular do continente formam penínsulas, como Jutlândia (Dinamarca), a Escandinávia, ao norte, e as penínsulas Ibérica, Itálica e Balcânica, ao sul.

A estrutura geológica da Europa é marcado pela elevação relativamente recente da cadeia alpina, que corta o continente de leste a oeste incluindo os Pireneus, os Alpes, os Apeninos, os Cárpatos, os Balcãs e o Cáucaso. O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Rússia, e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria, República Tcheca, Croácia, Hungria, Sérvia, Romênia, Bulgária e Ucrânia. Grande parte do continente consiste de planícies férteis, que se estendem das costas do Atlântico até os Urais. À exceção das grandes áreas polares da Escandinávia e da Rússia, o clima é de modo geral temperado. Estes e outros fatores, tais como os litorais piscosos, rios numerosos e abundantes recursos naturais tornaram a Europa um grande produtor de alimentos, e possiblitaram a manutenção de uma numerosa população, que hoje alcança cerca de 700 milhões de pessoas.

A Europa possui grande diversidade linguística: são faladas cerca de 60 línguas, quase todas da família indo-europeia (as exceções mais marcantes são o basco, o húngaro, o finlandês e o estoninano). A religião predominante é o cristianismo, incluindo o Catolicismo Romano, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. Os muçulmanos e os judeus despontam com as duas minorias religiosas mais numerosas.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa

Nenhum comentário: