quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Um Planeta Majestoso


Entre todos os planetas do Sistema Solar, apenas a Terra teve a boa sorte de se formar nem tão perto, nem tão longe do Sol. E, em conseqüência, tornou-se o único planeta cujas temperaturas permitem a existência de abundante água líquida.
Essas condições úmidas e amenas foram ideais para o desenvolvimento de várias formas de vida, a primeira das quais surgiu apenas cerca de 1.5 bilhão de anos após a criação do planeta. Muitas eras de evolução produziram finalmente seres inteligentes, que começaram a se indagar a respeito do lugar que chamavam de lar.
O interior da Terra, no entanto, permanece um mistério oculto. Oculto, porém não desconhecido. Os cientistas já descobriram que o interior terrestre consiste de três camadas principais: a crosta, o manto e o núcleo. Essas camadas armazenam grande energia, que pode vir violentamente à superfície sob forma de terremotos e vulcões, mas que também é responsável pela formação de cadeias de montanhas e de depósitos minerais de grande valor. Em resumo, a aprarentemente sólida superfície da Terra é meramente a cobertura de um fervilhante e dinâmico caldeirão de energia e matéria.

endereço da imagem: (http://www.undergoogle.com/blog/uploaded_images/terra2-785903.jpg)

Um comentário:

Tereza Silva disse...

Oi Claudinei,
Adorei suas primeiras postagens. Esse blog
vai ser muito útil nas aulas de geografia.

Parabéns