sexta-feira, 19 de junho de 2009

Europa - Regiões com Cultura-Línguistica


Esta divisão pode ser muito controversa, em muitas áreas da Europa pode-se falar mais do que uma língua, como é o caso do Cantão de Friburgo na Suíça, ou as ligações línguisticas e culturais podem não ser análogas, como é o caso da Escócia e do Reino Unido, ou ainda onde existe competição entre teorias tais como os laços culturais e línguisticos como é o caso da Hungria e a sua relação com Finlândia, Turquia, Ásia Central e Europa Central:

EUROPA DIVISÕES


Divisões Históricas

A Europa pode ser dividida de muitas maneiras, seguindo a linha da história, normalmente correspondendo a fenómenos particulares tais como os culturais, império ou divisão política. As áreas variam nas diferentes épocas, e é argumentável quais as áreas que caíram dentro de outras(ex. pode a Germânia ou a Bretanha serem consideradas parte do Império Romano Europeu quando fizeram parte do império durante um breve período de tempo, ou pode a Jugoslávia ser considerada parte da Europa de Leste, mesmo quando era comunista, sem fazer parte do Pacto de Varsóvia.

* Europa Romana e não-Romana: estas partes estavam dentro do Império Romano.
* Europa Grega e Europa Latina: caíram nos Impérios Romanos do Ocidente e Oriental(Bizantino)
* Europa Pagã e Reino Cristão:Terras que observavam a Cristandade na Idade Média.
* Europa Católica Romana e Cristã Ortodoxa: resultado do Grande Cisma.
* Europa Católica e a Europa Protestante: resultado da saída da Igreja Católica de partes durante a Reforma.
* Código Cívil e Lei Comum Europeia: as partes que adoptaram um sistema de Código de Napoleão e a aqueles que mantiveram um Sistema Comum de Leis.
* Europa Comunista(Leste) Europa Ocidental e Capitalista : As partes que estavam de cada lado da Cortina de Ferro.
* A Vellha Europa e a Nova Europa: partes que apoiaram e não apoiaram a 2ª Guerra do Iraque.

O QUE É UMA PENINSULA?


Uma península, do latim paene (quase) e insula (ilha), é uma formação geológica consistindo de uma extensão de terra de uma região menor que é cercada de água por quase todos os lados, com exceção do pedaço de terra que a liga com a região maior, chamado istmo. Por exemplo, diz-se Península Ibérica para designar a região constituída pela Espanha e por Portugal, ligada à Europa pelos Pirineus. Também podemos dizer que uma península é um braço de terra que avança pelo mar, ligando-se ao resto do continente pelo chamado istmo.

A seguir, vemos as mais importantes penínsulas do mundo e, assim sendo, os países que lá se encontram:

* Subcontinente indiano - Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão

* Península da Baixa Califórnia - México

* Península Ibérica - Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar (Reino Unido)

* Península da Flórida - Estado americano da Flórida

* La Guajira - Colômbia e Venezuela

* Península de Paracas - Peru

* Península Antártica - Antártica

* Península de Kamshatka - Sibéria, Rússsia

* Península de Chukotka - Sibéria, Rússia

* Península de Guida - Rússia

* Península da Cornuália - Reino Unido

* Península de Kola - Escandinávia

* Península de Yucatan - parte do México

* Península Arábica - Arábia Saudita, Iêmen, Omã e Emirados Árabes Unidos.

* Península Escandinava - Suécia e Noruega

* Península da Jutlândia - parte da Dinamarca

* Península do Peloponeso / Península Balcânica - Sul da Grécia.

* Península da Coréia - Coréia do Norte e Coréia do Sul

* Península da Indochina - Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia e parte de Myanmar.

* Península do Sinai - Egipto (Parte Asiática)

* Península Valdés - Argentina

* Península Itálica - parte da Itália e países de San Marino e Vaticano

Além das penínsulas citadas acima, há mais milhares de penínsulas pequenas e médias ao redor do mundo.


FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%ADnsula

A EUROPA


A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.

Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob o ponto de vista geográfico, a Europa é uma grande península da massa continental asiática (Eurásia), conforme já foi dito. Tradicionalmente, a divisão entre dois continentes é considerada coincidente com os montes Urais, que cortam a Rússia de norte a sul, e com o rio Ural, que deságua no mar Cáspio. Ao sul, a divisão é assinada convencionalmente pelas montanhas do Cáucaso e pelo mar Negro, incluindo os estreitos de Bósforo e Dardanelos. Sob esta denominação, possui uma área de 10.360.000 km2, pouco maior que o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo. O continente europeu está separado da África pelo mar Mediterrâneo e pelo estreito de Gibraltar. Muitas extensões da costa irregular do continente formam penínsulas, como Jutlândia (Dinamarca), a Escandinávia, ao norte, e as penínsulas Ibérica, Itálica e Balcânica, ao sul.

A estrutura geológica da Europa é marcado pela elevação relativamente recente da cadeia alpina, que corta o continente de leste a oeste incluindo os Pireneus, os Alpes, os Apeninos, os Cárpatos, os Balcãs e o Cáucaso. O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Rússia, e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria, República Tcheca, Croácia, Hungria, Sérvia, Romênia, Bulgária e Ucrânia. Grande parte do continente consiste de planícies férteis, que se estendem das costas do Atlântico até os Urais. À exceção das grandes áreas polares da Escandinávia e da Rússia, o clima é de modo geral temperado. Estes e outros fatores, tais como os litorais piscosos, rios numerosos e abundantes recursos naturais tornaram a Europa um grande produtor de alimentos, e possiblitaram a manutenção de uma numerosa população, que hoje alcança cerca de 700 milhões de pessoas.

A Europa possui grande diversidade linguística: são faladas cerca de 60 línguas, quase todas da família indo-europeia (as exceções mais marcantes são o basco, o húngaro, o finlandês e o estoninano). A religião predominante é o cristianismo, incluindo o Catolicismo Romano, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. Os muçulmanos e os judeus despontam com as duas minorias religiosas mais numerosas.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa